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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49916

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Título: Efetividade de jogo de tabuleiro sobre prevenção do HIV/AIDS para pessoas idosas
Autor(es): HOLANDA, Priscila Cabral Melo
Palavras-chave: HIV; Idoso; Enfermagem; Estudo de Validação; Jogo de Tabuleiro; Ensaio Clínico Controlado
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: HOLANDA, Priscila Cabral Melo. Efetividade de jogo de tabuleiro sobre prevenção do HIV/AIDS para pessoas idosas. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ações de educação em saúde realizadas por meio de jogos de tabuleiro podem motivar a participação de pessoas idosas na abordagem de temas que são tabus, como a prevenção do vírus da Imunodeficiência Adquirida – HIV. O objetivo desta tese foi avaliar a efetividade do jogo de tabuleiro "Mural do Risco" no conhecimento de pessoas idosas em contexto escolar sobre a prevenção do HIV/aids. Estudo multimétodo, inicialmente realizado com a validação de conteúdo e de aparência do jogo “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids e do guia de uso do jogo. Ademais, desenvolveu-se e validou-se o conteúdo de instrumentos ilustrados pré e pós-teste para investigação do conhecimento sobre prevenção do HIV/aids pelo público idoso. Na validação do jogo por juízes da área da saúde, obtiveram-se Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 0,94; 0,91 e 0,92 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância, respectivamente; e o escore Suitability Assessment of Material Escore total de 22, por juízes de outras áreas. O guia de uso do jogo, quando avaliado por juízes da área da saúde, obteve IVC 0,89; 0,92 e 0,94 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância, respectivamente, e, quando avaliado por juízes de outras áreas, o Escore Suitability Assessment of Material obteve escore total de 24 pontos. Na validação semântica do jogo, obteve-se o Índice de Concordância Semântico (ICS) 1,0 para: objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. Na validação de conteúdo do instrumento pelos juízes da área da saúde, obtiveram-se 1,0; 0,95 e 0,96 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância, respectivamente. O Ensaio Randomizado Controlado (ERC) foi realizado com 100 participantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos em Recife/Pernambuco, sendo 50 pessoas para o grupo intervenção e 50 para o grupo controle. Seguiram-se as recomendações do Ofício Circular no 2/2021/CONEP/CNS/MS. Respeitaram-se aos princípios bioéticos, conforme a Resolução no 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O estudo iniciou após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 34578920.0.0000.5208) e as anuências da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco e da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Recife. Utilizaram-se os testes paramétricos e não paramétricos. As etapas da coleta de dados foram: 1) Aplicação do instrumento ilustrado (pré-teste); 2) Aplicação do jogo “Mural do Risco” para o grupo intervenção e aplicação do instrumento (pré-teste) imediatamente após a intervenção; e 3) Aplicação do pós-teste 30 dias após a intervenção no grupo intervenção e 30 dias após a entrevista inicial no grupo controle. Realizou-se a randomização em cluster. Quanto à comparação das médias dos escores de conhecimento, no momento basal, não houve diferença estatisticamente significante (p = 0.665). Contudo, observou-se que houve aumento significativo das médias dos escores no grupo intervenção entre o momento basal e o trigésimo dia (p=0,001), o que não aconteceu para o grupo controle (p=0.953). O jogo é inovador e foi efetivo no conhecimento dos participantes sobre a prevenção do HIV/aids. Proporcionou aprendizado lúdico e descontraído, e contribuirá para o cuidado de enfermagem relacionado à saúde sexual das pessoas idosas.
Descrição: ABREU, Wilson Jorge Correia de, também é conhecido em citações bibliográficas por: ABREU, Wilson Jorge Correia Pinto de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49916
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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